domingo, 12 de setembro de 2010

PORQUE O BRASILEIRO É APOLÍTICO,



Historicamente somos filhos da colonização portuguesa, povo fruto de grande missigenação indígena, negra e européia. Surgimos como colônia em 1500 e em 1816 fomos elevados a Reino Unido de Portugal, graças Dom João VI que veio aqui se refugiar do avanço implacável de Napoleão I e da revolução Francesa. Na época abriu os nossos portos e colocou o Brasil no cenário mundial de importação e exportação, principalmente com a Inglaterra, maior aliado de Portugal,

Temos uma histórica dita pacifica, pouco conhecida e estudada por nós brasileiros, onde a maior parte de nós é incapaz de dizer a importância do Tratado de Tordesilhas, qual a diferença entre Entradas e Bandeiras, o que foram as famigeradas Capitanias Hereditárias, o papel da Proclamação da Independência de Portugal, o que foi a Noite das Garrafadas, a Revolução Farropilha, o papel de Dom Pedro II no desenvolvimento do Brasil, as circunstâncias da assinatura da Lei Áurea, o que foi Canudos, ou mais recente Chico Mendes.

Cresci ouvindo que um país que não conhece seu passado não entende seu futuro. Esta frase nunca me pareceu tão real como nos dias de hoje.

Tive a felicidade de crescer ouvindo as histórias reais de testemunhas da história meus bisavós e avós; do sofrimento da chegada ao Brasil como imigrantes, da luta sindicalista nos anos 40 sufocada por medo do comunismo, do avanço do Getulismo, da sua grande importância para a classe operária e para as mulheres. Minha bisavó contava histórias incríveis das crianças que trabalhavam nas fábricas, que o salário dava para comprar um tamanco por mês para ir trabalhar, de gente que dormia na porta das fábricas porque não tinha dinheiro para voltar para casa, da fome.

Minha avó viu os tanques de guerra no centro de São Paulo na revolução constitucionalista, minha mãe foi testemunha dos mesmos tanques nas ruas por ocasião da morte do Jango.

Vi a revolução nos anos 60, ouvia nos almoços de domingo os tristes relatos dos confrontos entre policia antiterror e a militância. Dois lados Idealistas a seu modo, um combatendo o monstro do comunismo, do outro lado combatendo o cancro da burguesia. Mas também tinha crápulas e oportunistas dos dois lados. Hoje todos esquecidos e cobertos com uma pá de cal.

Vivi os governos militares, a euforia do Prá frente Brasil, a Transamazônica, o MOBRAL, as aulas de OSPB. Tive amigos presos ainda no governo do Sr. Paulo Salim Maluf e João Batista Figueiredo quando Romeu Tuma era conhecido só por King Kong do DOP. Acho gozado hoje na propaganda eleitoral gratuita gente como o Maluf e Quércia bater no peito: - fui governador de SP, fui senador, o povo não tem memória, não sabe mais o que foram os tempos de eleições indiretas e os senadores biônicos. Do outro lado, Genuíno, José Dirceu, Dilma aí amo mais Cazuza, um profeta quando escreveu, 20 anos atrás: - Os meus heróis morreram de over dose, os meus inimigos estão no poder.

Olho para a história do Brasil e não consigo ver um personagem – o povo, como na revolução Francesa, na Revolução dos Cravos, ou na Derrubada de Franco, vejo nos nossos grandes momentos da história minorias e manobras das milícias, e governantes manipuladores. Tenho dúvidas até sobre os caras pintadas, nem o Collor acreditou neles! Onde há Rede Globo não dá mais para separar a ilusão da manipulação.

O pior é que a benção também pode se tornar uma maldição, a grande capacidade do povo brasileiro em suportar, superar, de mimetismo e jogo de cintura; também formou um povo, mercenário e maquiavélico, que se contenta com a posição que está porque é acha mais confortável e seguro do que o desconhecido. Aceita o bolsa família, o salário desemprego,as COTAS, a CPMF, os impostos compulsórios, as taxas de impostos mais extorsivas do mundo, o preço dos combustíveis, o indecente serviço de saúde, a violência, o PCC,o COMANDO VERMELHO, as milícias, e qualquer outra coisa garganta a baixo porque dói menos do que fazer alguma coisa.

Cuidado tem um palhaço dizendo que pior do que tá não fica, olha pode piorar muito, principalmente porque é inacreditável a capacidade da resistência humana, e tomando este dado científico como base, as coisas ainda podem piorar muito. Desconhece-se até quanto o Brasileiro suporta sem reagir, ninguém tem este dado,isso pode nos custar muito caro,está ai nossa história, nosso passado para demonstrar os engodos e mentiras que o povo brasileiro caiu sem nunca fazer absolutamente nada.

Não é ora de orar, é ora de agir, de votar com responsabilidade, esta semana recebi email ensinando até como anular o voto, o que é isso minha gente coragem, só se limpa a latrina fazendo faxina e a limpeza começa pondo o lixo para fora. Continue alienado, despreze a política, você acha que a política é coisa do diabo, por isso vai deixar então o Capeta deitar e rolar sobre o nosso povo.

Acho gozado este raciocínio contemporâneo, como chegaram a esta brilhante conclusão no Brasil e entregaram a política aos corruptos. Ser político virou sinônimo de ladrão, bandido e mafioso. Nas referências judaico cristãs vemos dezenas de políticos abençoados por Deus homens e mulheres, reis, profetas, líderes como, Neemias, José, Ester, Davi, Salomão, Paulo, etc... Em outras fé também temos exemplos honrados com Gandhi, Dalai Lama, Saladino.

Política é coisa séria e nobre, é pensar no bem do povo, no futuro da nação. É escolher servir, é uma missão. Vivemos na total imoralidade e falta de referencial ético no Brasil.

Dê o primeiro passo, vote com responsabilidade, ajude você também a limpar a latrina, não anule seu voto, pense escolha aja com responsabilidade para não lamentar depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário