terça-feira, 28 de setembro de 2010

Síndrome de burnout ou estafa profissional e os transtornos psiquiátricos

Professores, profissionais da área da segurança, médicos, enfermeiros, dentistas, motoristas, pessoas que lidam com o público que tem em comum subrremuneração, excesso de carga horária de trabalho sobrecarga de trabalho e funções, sobrecarga de responsabilidades, exposição à violência.
Todos apresentam em comum um quadro bastante típico de transtorno psiquiátrico que envolve diversos sintomas tais como depressão, transtorno do sono, dores musculares, deficiência imunológica, tendência ao suicídio.

Mas lembre-se, um país que paga mal: professores profissionais da saúde e da segurança, só tem possibilidade imediata de melhorar este tripé da sociedade se priorizar a qualidade de vida destes profissionais.

Contexto: A síndrome de burnout é conseqüente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Objetivo: O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito da síndrome no Brasil e em outros países, considerando sua prevalência, possíveis fatores de risco para seu desenvolvimento, sua associação com outros transtornos psiquiátricos e conseqüências para o indivíduo e a organização em que trabalha. Leia e saiba mais: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/n5/223.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário